5 fatores de risco para o câncer de esôfago

5 fatores de risco para o câncer de esôfago

De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de esôfago é o sexto mais frequente em homens e o oitavo de maior incidência no mundo. Essas estatísticas são boas razões para conhecermos mais sobre a doença e seus fatores de risco.

Ficou interessado? Então, continue a leitura. Nas próximas linhas, você vai saber mais sobre cada um dos fatores que aumentam as chances de um indivíduo adquirir esse tipo de câncer.

O que é o câncer de esôfago?

É a formação de um tumor maligno no esôfago. Esse tumor costuma ser do tipo adenocarcinoma ou carcinoma espinocelular. O adenocarcinoma surge na parte inferior do órgão, já o carcinoma espinocelular na parte média e superior.

O esôfago é um tubo que tem como função direcionar o alimento ingerido pela boca até a entrada do estômago, para que seja digerido. Quando há a formação de um tumor, eles se proliferam e invadem os órgãos ao redor e os gânglios linfáticos.

Quem sofre com esse tipo de câncer pode apresentar, por exemplo, dificuldade e dor para engolir (disfagia e odinofagia). Em consequência desse problema em se alimentar, o paciente perde peso, podendo até adquirir uma desnutrição.

A melhor alternativa de tratamento do câncer de esôfago é a cirurgia de retirada do órgão, chamada de esofagectomia. A quimioterapia e a radioterapia também são tratamentos que podem propiciar a cura do paciente.

Quais são os fatores de risco para o câncer de esôfago?

Em geral, todo tipo de câncer tem fatores de risco que são responsáveis por aumentar as chances de uma pessoa adquirir a doença. Nesse caso não é diferente. A seguir, conheça os principais fatores de risco para o câncer de esôfago:

Tabagismo

O uso contínuo de cigarro e derivados do tabaco é a causa mais comum desse tipo de câncer. Independente do tipo de fumo, os riscos de adquirir a doença são 44 vezes maiores do que em quem não é fumante.

Consumo excessivo de álcool

Assim como o cigarro, o álcool também tem um papel importante no desenvolvimento dessa patologia. Quando ambos os vícios se combinam, as chances são assustadoramente maiores. Nesse sentido, quem consome álcool diariamente tem um risco 18 vezes maior do que quem não bebe.

Esôfago de Barrett

Esôfago de Barrett é uma alteração nas células do esôfago causada pelo refluxo gastroesofágico. Em suma, essa alteração constitui uma lesão pré-maligna que aumenta em até 100 vezes o risco de câncer. É uma condição comum em pessoas obesas.

Dieta

Alguns estudos confirmam que uma alimentação pobre em frutas, vegetais, minerais e vitaminas exerce uma grande influência nas chances de contrair a doença.

Presença de outras patologias

Os quadros de obesidade, doença de Chagas e estenose também tornam as pessoas mais predispostas ao câncer de esôfago. 

Esses são os principais fatores de risco para o câncer de esôfago. Nesse sentido, caso queira conhecer as possibilidades de tratamento para essa doença, procure um médico especializado no assunto.

Quer saber mais? Clique no banner!

Clínica médica multidisciplinar em Salvador​