Clínica médica multidisciplinar em Salvador​

Sobre a especialidade

A Psiquiatria é uma especialidade médica que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimento mental, sejam elas de cunho orgânico ou funcional.

A meta principal da especialidade é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico. Para tanto, é necessária uma avaliação completa do paciente, com perspectivas biológicas, psicológicas e de ordem cultural, entre outras afins.

Testes psicológicos, neurológicos, neuropsicológicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como exames físicos e laboratoriais. Os procedimentos diagnósticos são norteados a partir do campo das psicopatologias, e o tratamento pode incluir medicamentos e terapias diversas como a psicoterapia.

Área de atuação

Mitos e tabus

Observa-se que muitos pacientes, ao chegarem na primeira consulta com o psiquiatra, encontram-se desconfortáveis pelo fato de ter procurado um especialista em saúde mental. Esta reação é compreensível, porque ainda se tem um estigma muito grande na sociedade e na nossa cultura em relação às doenças psiquiátricas por falta de informação.

Um dos principais mitos em relação à psiquiatria se refere às medicações. As pessoas receiam ter que usar medicação pensando que, ou vão precisar fazer uso pelo resto da vida, “a medicação vai viciar”, ou que irão ficar “dopados”. Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre é necessário o uso de medicamentos psiquiátricos.

Há casos em que outros tratamentos são mais adequados e, quando é necessário medicar, um bom profissional prescreve cuidadosamente, ou seja, com o medicamento que tenha menos efeitos colaterais, na menor dose possível, para que não provoque dependência e, logo que admissível, retire-os (desmame).

Artigos