Clínica médica multidisciplinar em Salvador​

Área de atuação

Nem sempre é um quadro de doenças que levam pessoas à terapia. Pode ser aplicada a uma diversidade de situações clínicas em que se verifique sofrimento emocional e dificuldades de adaptação. A psicoterapia auxilia pessoas que estão passando por alguma situação na sua vida, que, naquele momento, não seja fácil de passar sozinha. Então, nem sempre é um quadro de doença que leva alguém ao psicólogo, mas também, em busca de autoconhecimento, autopercepção, autoregulação dos seus sentimentos e emoções, melhores tomadas de decisões ou trabalhar a resiliência. 

Contudo, a atuação do profissional de psicologia é da mesma forma apropriada em situações clínicas psicopatológicas diversificadas (transtornos mentais), nomeadamente, perturbações do humor e da ansiedade, perturbações de personalidade e do comportamento, assim como transtornos depressivos.

Sobre a especialidade

A psicologia é a área da ciência dedicada a estudar a mente e o comportamento humano. Psicólogos realizam pesquisas que fazem uso de muitos métodos, como a análise e observação, compreensão, descrição, assim como a experimentação para responder a diversas perguntas sobre como o ser humano funciona.

Tais pesquisas podem ter aplicações nas mais diversas áreas de interesse que envolvem pessoas. Elas produzem conhecimentos que podem ser úteis para outros campos da vida, assim auxiliam a construir um panorama maior de conhecimento sobre o indivíduo e aplicar esses fundamentos a problemas específicos. 

A psicologia, além de uma área da ciência, é também uma profissão, na qual os psicólogos atuam ainda como psicoterapeutas, facilitadores e avaliadores psicológicos.

Tratamentos

Psicoterapia

Psicoterapia é um termo amplo, que engloba todo o tipo de procedimento ou de esforço para ajudar pessoas a se beneficiarem ou a se restabelecerem de algum desajuste ou adoecimento através da palavra. Então, psicoterapia, num termo genérico, seria a cura através da palavra. Palavras ordenadas por algumas estratégias formais, mas que não envolvem medicamentos.

Artigos