Com o passar dos anos, começamos a nos preocupar com o envelhecimento e os problemas decorrentes dessa fase da vida. Contudo, pela prática de alguns hábitos é possível viver sem essas preocupações e envelhecer com saúde. Quer saber que hábitos são esses? Basta continuar a leitura.
Principais hábitos para um envelhecer saudável
1. Faça atividades físicas regularmente
Os idosos que praticam exercícios físicos regularmente aumentam sua expectativa de vida. As atividades físicas melhoram a oxigenação sanguínea e o fluxo de nutrientes pelo organismo. As práticas mais indicadas são caminhadas, natação, atividades aeróbicas e alongamento, pois promovem o fortalecimento dos músculo e dos ossos sem exigir um grande esforço físico. Além disso, a força muscular ajuda a evitar acidentes traumáticos.
2. Alimente-se de forma saudável
Uma alimentação rica em verduras, frutas, iogurtes e fibras é muito benéfica para os idosos, pois ajudam a melhorar o funcionamento do intestino. Caso haja uma dificuldade em alimentar-se corretamente, o uso de suplementos vitamínicos é imprescindível. Um cardápio balanceado ajuda no controle de peso, na redução dos níveis de colesterol e no controle do diabetes. Assim, os riscos de derrame e infarto são reduzidos e você consegue envelhecer com saúde.
3. Exercite o seu cérebro
Uma boa leitura promove o relaxamento e estimula o raciocínio, além de manter o cérebro em atividade. Jogos de videogames, xadrez e palavras cruzadas também são ótimos para prevenir a perda de memória.
4. Durma bem
O sono é o momento em que há a consolidação de memórias e a formação de novas lembranças. Por isso, dormir pouco pode envelhecer o cérebro, pois afeta a nossa capacidade cognitiva. A privação do sono também afeta a concentração durante as tarefas e atrapalha o metabolismo. A recomendação médica é de que nós devemos dormir oito horas por noite.
5. Mantenha-se hidratado
A água é o principal recurso utilizado pelo corpo e também é o mais abundante. Quando nos mantemos hidratados, favorecemos o transporte de nutrientes para as células, a regulação da temperatura corporal, a digestão, a absorção de nutrientes e a eliminação de toxinas. O consumo recomendado é de, no mínimo, dois litros de água por dia, representando um total de oito copo de água diários.
6. Encontre-se periodicamente com seu médico
A rotina de consultas com os médicos é importante durante todas as fases da nossa vida. Entretanto, essa importância é ainda maior quando envelhecemos. O geriatra irá nos manter informado sobre nossa saúde e controlar possíveis doenças. O acompanhamento médico é fundamental para envelhecer com saúde. Assim, faça visitas periódicas ao seu geriatra e evita ser pego de surpresa.
7. Evite o cigarro e o álcool?
O tabagismo e o consumo de álcool são péssimos hábitos de vida. Se você pensa em envelhecer com saúde, precisa abandonar esses hábitos. Além disso, evite o fumo passivo ao permanecer em ambientes fechados e frequentados por fumantes. Quando um indivíduo deixa de fumar, todos os efeitos nocivos da nicotina são reduzidos com o passar do tempo. O álcool contribui para as doenças hepáticas e para a morte dos neurônios. Em consequência disso, as funções cognitivas são afetadas. Com a manutenção dos hábitos citados anteriormente, você aumenta sua expectativa de vida e consegue alcançar o tão sonhado desejo de envelhecer com saúde. Quer saber mais? Clique no banner.