angiologista

Quando consultar um angiologista?

A prevenção é sempre a melhor saída quando o assunto é saúde. No entanto, em diversas ocasiões, os médicos especialistas só são procurados quando existe um problema já instalado. Em outros casos, a condição pode demorar a ser percebida por estar localizada. Esse é o caso de grande parte dos problemas circulatórios, cujo tratamento é de responsabilidade do angiologista.

Neste artigo, você conhecerá as principais situações em que este especialista deve ser procurado. 

Sintomas e doenças tratados pelo angiologista

Dores nas pernas

As dores nas pernas podem parecer inofensivas, pois é bastante frequente, em especial nas pessoas acima dos 50 anos. No entanto, este pode ser um sinal da aterosclerose, que se caracteriza pela diminuição do calibre dos vasos sanguíneos. Com os vasos mais estreitos, o sangue tem dificuldade de chegar às pernas e regá-las com oxigênio, causando dor.

Vale ressaltar que essa condição pode levar a quadros mais sérios, como fortes dores nas pernas, mesmo em repouso, e até mesmo gangrena. Por isso, caso haja dores nas pernas, especialmente na região da panturrilha, tornozelo inchado após passar muito tempo em pé ou microvasos na região lateral da coxa, ou parte interna do joelho, é necessário consultar o angiologista o quanto antes.

Varizes

As varizes têm um importante fator genético. Por isso, se houver casos na família, o angiologista deve ser consultado, antes mesmo delas aparecerem. Quando elas já estão aparentes, é preciso consultar o médico para evitar complicações das veias varicosas.

Apesar de serem consideradas como um problema predominante estético, elas podem gerar alteração na cor da pele e feridas difíceis de cicatrizar. Somente o médico especialista pode indicar qual o melhor tratamento para o problema.

Maus hábitos e doenças crônicas

Pessoas com doenças crônicas ou maus hábitos de vida que prejudiquem a circulação sanguínea, como sedentarismo, má alimentação, tabagismo, dentre outros comportamentos, precisam buscar o auxílio do angiologista.

O sistema circulatório está associado diretamente aos músculos, por isso, pessoas sedentárias e/ou que fazem uso abusivo do álcool e do cigarro possuem maiores chances de desenvolverem doenças nos vasos sanguíneos ou linfáticos.

O mesmo é válido para pessoas com doenças crônicas e capazes de debilitar as veias, artérias e vasos sanguíneos, em especial a diabetes e a hipertensão (pressão alta).

Outro caso em que o angiologista deve ser procurado é quando há sensação de queimação nos pés, cãibras, formigamento dos membros e pernas inquietas. Lembre-se que, quanto antes verificar o estado de saúde do sistema circulatório, maiores as chances de não haver complicações para a saúde. Neste caso, o angiologista é o profissional ideal.

Quer saber mais? Clique no banner!

Clínica médica multidisciplinar em Salvador​