Vasculite

Conheça os Sintomas e Tratamento da Vasculite

A inflamação ou a necrose da parede dos vasos sanguíneos, como artérias ou veias de pequeno, de médio ou grande calibre, e também nos demais órgãos compõe um grupo de doenças conhecida por vasculite. De origem do latim a palavras significa, literalmente, inflamação do vaso (vasculum em latim significa vaso sanguíneo ou linfático, e ite, inflamação).

Vasculite quais os sinais e sintomas

A sintomatologia das vasculites é variável, com um quadro clínico pouco característico, como febre de origem desconhecida, perda do apetite, fadiga, mal-estar, suores noturnos, hipotensão, dores fortes nas articulações ou nos músculos. Demais sintomas resultarão em relação aos danos causados nos vasos sanguíneos ou nos tecidos dos órgãos, em que o fornecimento de sangue foi interrompido ou reduzido que também conhecido como isquemia. Assim como, a referência do tamanho e a localização dos vasos sanguíneos afetados, que podem ser visto a seguir:
  • Articulações: dor ou inchaço nas articulações;
  • Cérebro: confusão, convulsões e derrames;
  • Coração: angina (dor no peito) e ataques cardíacos;
  • Cútis: erupções de manchas roxo-azuladas (hemorragias) ou pústulas (púrpura), urticárias, pequenas protuberâncias (nódulos), pequenos pontos (petéquias), descoloração malhada causada pela dilatação de vasos sanguíneos superficiais (livedo reticularis) ou feridas (úlceras) na parte inferior das pernas;
  • Nervos periféricos: dormência, formigamento ou fraqueza localizada no membro afetado;
  • Rins: hipertensão arterial, retenção de líquidos (edema) e disfunção renal;
  • Trato digestivo: dores abdominais, diarreia, náuseas, vômitos e fezes com sangue.
São várias as causadas deste mal sendo comuns os agentes infecciosos (bactérias, vírus, protozoário, etc) agindo diretamente na parede do vaso. O diagnóstico pode ser estabelecido com ajuda dos exames de sangue e de urina. Para confirmação, os sinais de vasculite devem ser verificados na amostra de tecido de um órgão afetado, normalmente removida e examinada ao microscópio (biópsia). Dependendo do local em que ocorre a inflamação da parede dos vasos sanguíneos de órgãos, por exemplo: cérebro, pulmões, rins ou olhos, pode desencadear sérias complicações como hemorragias, insuficiência renal e cegueira. Exigindo um tratamento imediato.

Tratamento

O objetivo do tratamento para esta doença é reduzir a inflamação nos vasos sanguíneos que vai variar conforme a gravidade da doença e as condições do órgão afetado.  Há casos em que a enfermidade é autolimitada e desaparece espontaneamente. Em outros, quando é possível identificar a causa, é suficiente afastar o agente etiológico para reverter o quadro. Podem ser indicados a ingestão de fármacos como anti-inflamatórios, vasodilatadores e analgésicos. Para alguns casos de vasculite serão indicados o uso de medicamentos esteroides para controlar a inflamação. Para pacientes em condições mais avançadas das inflamações serão prescritos drogas imunossupressoras e citotóxicas buscando eliminar as células do sistema imunológico que participam do processo inflamatório. É importante tomar cuidados específicos quando a terapêutica com esta medicação se der por longos períodos, visando evitar os efeitos adversos dos esteroides e o risco de novas infecções. Por vezes, o médico especialista poderá indicar o uso de anticoagulantes e, em certos casos, de tratamento cirúrgico ou endovascular. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho!
Clínica médica multidisciplinar em Salvador​