Clínica médica multidisciplinar em Salvador​

Sobre a especialidade

A clínica médica é uma das áreas bases da medicina, pois abrange conhecimentos de diversas outras especialidades clínicas.

Em razão da grande abrangência de estudos, o clínico geral possui o conhecimento aprofundado de todos os órgãos do corpo humano. Isso permite que ele esteja capacitado a diagnosticar diferentes condições, sejam elas simples ou complexas.

Além do diagnóstico, ele também está habilitado a solicitar exames e a prescrever medicamentos. A formação profissional desse médico deve cumprir, o curso de medicina e dois anos de Residência Médica, que só não o capacita a atuar nas áreas ginecológicas, obstétricas e cirúrgicas.

É responsável por avaliar o paciente de maneira completa e está apto a resolver grande parte dos problemas de saúde, além de gerenciar o cuidado do paciente indicando o especialista adequado, caso haja necessidade.

Clínica médica multidisciplinar em Salvador​

Dr. Diêgo Moreira Arruda

Médico Cardiologista
CRM 27512 / RQE 17421

Área de atuação

O médico clínico pode ser consultado em qualquer momento. Isso porque ele tem o conhecimento necessário para tratar a grande maioria das patologias mais comuns e também para indicar uma outra especialidade médica, se for o caso.

Caso precise realizar um check-up completo, pode-se também consultar com esse profissional. Outra possibilidade é quando existe a necessidade de fazer uma avaliação física para saber se está apto a prática de algum esporte ou exercício de forma não profissional. Ele também atende pacientes que buscam orientação sobre vacinas, uso de medicamentos ou orientação/prescrição de exames preventivos.

Conheça outros motivos para procurar esse profissional:

  • Atendimento eficiente e mais econômico, pois o profissional tem uma visão generalista de diversas especialidades clínicas;
  • Criar uma relação de confiança com um médico auxilia na prevenção e no tratamento das doenças. Não é incomum que um médico de clínica médica se transforme em um médico da família;
  • Prevenção e diagnóstico precoce de diferentes tipos de doenças. Além dele identificar possíveis fatores de risco, como tabagismo e sedentarismo;
  • As queixas mais frequentes no consultório desse médico são hipertensão, hipercolesterolemia, diabetes, osteoporose, anemia, gastrite, infecções, alergias e dores.

Quando fazer o check-up?

Check-up é o termo utilizado para a realização periódica de diversos tipos de exames clínicos, de imagem e laboratoriais que têm por objetivo avaliar a saúde do indivíduo e permitir que as doenças sejam percebidas antes que provoquem algum tipo de prejuízo à vida dele.

A realização de um check-up periódico pode fazer a diferença, pois, por meio dele, é possível se prevenir e diagnosticar precocemente as doenças. A frequência desses exames pode variar de acordo com o histórico de doenças do paciente e a sua predisposição para adquirir outras patologias. Normalmente, eles precisam começar a ser realizados no início da vida adulta.

São diversos os benefícios promovidos pela realização periódica de um check-up completo. Dentre os principais estão:

• Identificar precocemente as doenças silenciosas, tais como, diabetes e câncer;
• Avaliar a saúde do coração e a presença de doenças cardiovasculares;
• Saber se nossos olhos estão saudáveis;
• Prevenção de problemas de saúde;
• Desenvolver um histórico médico.

Por isso, é imprescindível que, caso não tenha realizado, você realize o seu check-up o quanto antes. Assim, você conhecerá o seu estado de saúde e poderá viver uma vida tranquila.

Artigos