A hipertensão arterial é uma condição que pode aparecer em qualquer fase da vida, sendo mais recorrente em pessoas adultas ou idosas. Como resultado de uma vida cada vez mais acelerada e estressante, o número de hipertensos têm crescido progressivamente. Você sabe quais são as causas desse problema? Sabe como é o tratamento? Então, leia o texto até o final para aprender tudo sobre o assunto.
O que é a hipertensão arterial?
É uma doença crônica que se caracteriza pela elevação da pressão sanguínea nas artérias. Assim, ela ocorre quando os valores de pressão máxima e mínima são maiores ou iguais a 140/90 mmHg. Em suma, quando há um nível elevado dessa pressão, o coração precisa se esforçar mais do que o normal para manter o bom funcionamento da distribuição do sangue pelo corpo. O não tratamento dessa condição pode acarretar um acidente vascular cerebral (AVC), infarto, aneurisma arterial, insuficiência renal ou cardíaca.Quais são os sintomas?
A hipertensão arterial é uma doença perigosa e fatal justamente por ser assintomática. No entanto, quando os sintomas surgem são dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza e visão turva. Por isso, a necessidade da medição periódica da pressão.Qual a causa?
A pressão alta, como é conhecida, é causada pela resistência e enrijecimento dos vasos sanguíneos para a passagem do sangue. Essa condição pode ocorrer de forma natural, mas que pode se acelerada pela presença de alguns fatores de risco. Esses fatores são:- Herança genética, respondendo por 90% dos casos;
- Distúrbios da glândula tireóide ou endocrinológicas;
- Consumo abusivo de álcool;
- Obesidade e Sedentarismo;
- Idade avançada;
- Uso excessivo de sal;
- Gênero e etnia, sendo mais frequente em homens de cor não branca;
- Tabagismo;
- Alterações nas taxas de colesterol total e triglicérides;
- Excesso de estresse;
- Portadores de diabetes melitus.