A importância do uso da meia elástica após a cirurgia de varizes

A importância do uso da meia elástica após a cirurgia de varizes

Atualmente, existe uma série de procedimentos capazes de remover as varizes. Alguns deles são minimamente invasivos, inclusive. No entanto, os cuidados no pós-operatório são fundamentais para garantir que a recuperação ocorra da melhor maneira possível. Dentre esses cuidados, está o uso da meia elástica.

As varizes são alterações comuns do sistema vascular, que costumam atingir principalmente as mulheres. Este é um problema circulatório que gera desconforto, como dor e inchaço nas pernas. No entanto, em casos mais graves, pode causar problemas mais sérios, como a trombose.

Neste artigo, será abordada a importância do uso das meias elásticas após procedimentos para retirada das varizes. Você irá entender como o item auxilia na recuperação do paciente com o distúrbio.

Possíveis complicações após a cirurgia de varizes

A principal complicação que pode surgir após a cirurgia de varizes é a trombose, uma alteração grave, que consiste na formação de pequenos coágulos no interior dos vasos sanguíneos, que prejudicam o fluxo de sangue pelo corpo.

O principal motivo para o surgimento da trombose, após o tratamento cirúrgico das varizes, é o repouso. Isso significa que ficar muito tempo parada(o), sem movimentar as pernas, causa a coagulação do sangue em determinadas regiões das veias, caracterizando o problema. Por isso, uma série de cuidados devem ser adotados no pós-operatório, para garantir que o distúrbio não surja.

Como a meia elástica atua na prevenção de complicações das varizes?

Em muitos casos, o médico pode recomendar o uso da meia elástica, ou meias de compressão, antes mesmo da realização da cirurgia, por um período em torno de 10 dias.

Seu uso é de extrema importância. As meias elásticas estimulam a circulação sanguínea correta e, consequentemente, previnem a formação de coágulos, que podem levar à trombose.

A meia elástica estimula o retorno venoso, ou seja, por meio da compressão exercida sobre os músculos da panturrilha, a ferramenta estimula o bombeamento de sangue nas veias da perna de volta para o coração.

A capacidade de compressão da meia deve ser determinada pelo angiologista. Geralmente, são utilizadas meias entre 18 a 21 mmHg, uma vez que são capazes de estimular o retorno venoso. No entanto, em alguns casos, é necessário utilizar as de maior pressão, entre 20 a 30 mmHg, em especial quando as varizes são muito grossas ou em estágio avançado.

Vale frisar que o uso da meia elástica é apenas um dos cuidados necessários no pós-operatório. Para se certificar de que não haverá nenhuma complicação, é necessário seguir todas as recomendações médicas.

Quer saber mais? Clique no banner!

Clínica médica multidisciplinar em Salvador​