O infarto é uma condição que pode afetar a qualquer pessoa, independente de idade ou gênero. Contudo, a forma como o corpo sinaliza esse problema pode variar por esses fatores. Por isso, é importante conhecer os sintomas de infarto típicos e atípicos. Em função de vivermos uma rotina a cada dia mais acelerada e estressante, cresce progressivamente o número de casos de doenças cardíacas. Nesse texto, você vai aprender a perceber os sinais de que algo pode estar prestes a acontecer com seu coração.
O que é um infarto?
É uma disfunção que ocorre quando o miocárdio (músculo do coração) permanece por um longo período sem receber o sangue bombeado pelo órgão, em razão de um bloqueio no fluxo sanguíneo. Sem ser abastecido, a falta de sangue faz com que o miocárdio fique danificado ou necrosado, provocando um ataque cardíaco. Além disso, o infarto pode acometer a diversas partes do coração, variando conforme a artéria obstruída.Quais são possíveis causas?
A principal causa de bloqueio das artérias é a doença arterial coronariana. Essa patologia ocorre em função do acúmulo de gordura na artéria, formando uma placa (ateroma). A presença de ateromas no sangue promove o aparecimento de placas de gordura. Conhecidas como aterosclerose, essas placas de gordura causam o estreitamento e a obstrução das artérias. Quando essas placas se rompem, um coágulo se forma e obstrui o fluxo sanguíneo, causando o infarto agudo do miocárdio. Em casos mais raros, podem ocorrer espasmos de uma artéria coronária que interrompem a circulação do sangue para o miocárdio. Esses espasmos podem ser causados pelo uso de cocaína. Existem alguns fatores de risco que potencializam as chances de uma pessoa sofrer um ataque cardíaco. Esses fatores são a idade elevada, tabagismo, hipertensão, colesterol alto, diabetes, sedentarismo, obesidade, estresse, alcoolismo e uso de drogas estimulantes.Quais são os sintomas de infarto?
Os sintomas de infarto, como mencionado anteriormente, variam de pessoa para pessoa. Contudo, existem alguns sinais que são comuns a todos os casos. São eles:- Dor ou desconforto no peito que pode irradiar para costas, rosto, braço esquerdo e, raramente, braço direito;
- Sensação de peso ou aperto sobre o tórax;
- Suor excessivo;
- Palidez;
- Desmaio;
- Arritmia cardíaca.