varizes na gravidez

Varizes na gravidez: por que surgem e como tratá-las?

As varizes são grandes inimigas estéticas do público feminino. Na gravidez, período em que a mulher está naturalmente abalada devido à desregulação hormonal e o emocional sensível, elas ainda costumam aparecer de modo mais expressivo. Diante disso, separamos algumas informações relevantes sobre varizes na gravidez.

Na sequência, confira por que elas surgem, como tratá-las e evitá-las.

Por que surgem mais varizes na gravidez?

As varizes consistem em veias dilatadas que aparecem, especialmente, na perna. Elas dificilmente doem, mas causam inchaço, desconforto e incômodo. Estima-se que 70% da população, em âmbito global, sofra com as varizes – a maioria desse público são gestantes.

A principal causa para a incidência de varizes na gravidez tem relação com as constantes alterações na produção de hormônios, naturais no período.

O ganho excessivo de peso, a pressão uterina sobre a veia cava e a própria alteração gravitacional também levam ao desenvolvimento de varizes. Com o crescimento do bebê e, consequentemente, do útero, é normal que elas se tornem mais evidentes.

Apesar de comuns nas pernas, durante a gravidez, as varizes podem aparecer em outras regiões do corpo, inclusive. A dor costuma ser mais intensa à tarde e, em alguns casos, pode estar associada a manchas escuras com eczemas, pruridos, celulites crônicas ou alergias.

Vale destacar que as varizes não surgem na gravidez. Elas apenas ficam aparentes nesse período. Muitas das varizes estão localizadas abaixo da pele, são pequenas e sequer causam dores. Assim, permanecem desconhecidas pela mulher, até que ela se torne mãe.

Sendo assim, a gravidez não causa varizes. Ela apenas intensifica o quadro.

Como tratar as varizes na gravidez?

Durante a gestação, a mulher não pode se submeter à cirurgia de remoção de veias dilatadas. Geralmente, é recomendado que ela aguarde até o final da gestação, uma vez que após o parto, (3 a 6 meses após o procedimento, especificamente), muitas varizes podem simplesmente desaparecer.

Durante a gestação, o acompanhamento com um profissional especializado em angiologia, somado ao repouso com os pés para cima e uso de meias elásticas (para diminuição dos sintomas e melhora no aspecto estético das varizes) são os métodos recomendados.

Mulheres, em geral, principalmente aquelas que desejam ser mães, devem tomar alguns cuidados simples para evitar o aparecimento de varizes. São eles:

  • Fazer atividades físicas antes e durante a gestação, tais como hidroginástica, caminhadas ou passeios de bicicleta, por exemplo;
  • Evitar ficar longas horas de pé ou na mesma posição;
  • Evitar pressões muito fortes nas pernas;
  • Controlar o ganho excessivo de peso, o que é possível pela prática de exercícios e alimentação equilibrada.

Quer saber mais? Clique no banner!

Clínica médica multidisciplinar em Salvador​